Quando as pessoas envelhecem, os músculos faciais começam a perder a rigidez e tonificação, causando o estiramento da pele facial, flacidez etc, levando ao aparecimento de muitas rugas no rosto, nas linhas da testa, nas laterais dos olhos (pés de galinha), no queixo e em volta dos labios tambem conhecidas como o codigo de barras.

Para além da idade, estas rugas por vezes tambem estão relacionadas com fatores hereditários ou exposição prolongada ao sol, que pode causar á pele do rosto uma perde de elasticidade ainda mais rápida, acelerando todo o processo de envelhecimento.
Nenhum programa de tratamento cosmético como o botox, macrolane etc é tão completo em bons resultados sem fazer-se juntamente com uma ritidoplastia, que é a terceira cirurgia plastica mais popular em todo o mundo.
Esta operação tem uma grande taxa de sucesso em corrigir estes danos causados á nossa pele facial, apertando o pescoço, papada, todo o rosto, devolvendo-nos uma aparencia facial mais jovem. Normalmente, essa cirurgia é realizada em conjunto com outros tratamentos, como uma rinoplastia a efeito de completar um total rejuvenescimento da face. No entanto, deve ser lembrado que, não importa apenas o ajuste da pele, pois as rugas e cicatrizes voltaram a sua textura original. Por isso ele pode e deve sempre ser combinado com outros diferentes tipos de tratamentos de pele minimamente invasivos, como os peelings químicos ou tratamentos a laser de forma a reduzir as rugas mais profundas, manchas, sinais e sardas causadas pelo sol.
Embora esta cirurgia não consiga parar totalmente o normal processo de envelhecimento, ela pode fazer voce ficar 10 anos mais jovem, aumentando assim a sua auto-estima e ajudá-la a reconquistar a confiança em si mesma.